terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pessoas não são descartáveis

Li no blog da queridinha Rose (Deus tem um sonho... você pode realizar!) um texto do Pastor Jorge Luiz César Figueiredo que fala sobre como as pessoas estão tratando umas a outras como algo descartável, ou ainda como objetos.
Sempre penso muito nisso, digo que as pessoas estão em um nível tal de individualidade que já não conseguem enxergar no outro um ser humano amado por Deus, um igual, alguém que mereça respeito... isso e muito mais.
Em um momento do texto o pastor fala que quem já passou por isso sabe do que ele está falando. Eu já passei por isso, algumas vezes de maneira sutil e outras para arrasar, mas... a cada "empurrão" desses é preciso levantar, sacodir a poeira, tentar o mais rápido possível curar as feridas e tirar a maior das conclusões NUNCA FAÇA COM OS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE FAÇAM CONTIGO, ou seja, não repito o que fizeram comigo.
Segue o texto que saiu de um estudo bíblico feito sobre o Salmo 139:



Com propriedade muitos estudiosos do comportamento humanos, têm colocado que temos vivido uma geração de coisas descartáveis; a velocidade da vida tem nos levado a agir assim. É uma mudança de conceitos; eletrodomésticos como ferro elétrico, liquidificador, ventilador e outros já não se consertam mais, quebrou é descartável. Microcomputadores depois de alguns anos de uso, tornam-se obsoletos e então descartáveis. Com o lixo domestico do primeiro mundo, muita gente no terceiro mundo monta uma casa. Os jovens vivem um momento em que tornam seus relacionamentos descartáveis, “é o ficar”, você está com uma pessoa por um tempo e depois sem qualquer motivo, a despreza, tornando-a algo descartável. As amizades são desenvolvidas em função do interesse de cada um,  aproximações por interesses tornam os relacionamentos descartáveis.

O ser humano tem tornado-se exclusivista, sua preocupação é única, com ele, os outros não interessam, o que o outro sente não é problema meu. Na relação de trabalho não é diferente, alguém dedica toda a vida uma empresa, e depois o que acontece, é descartada e esquecida.

Com os objetos a pratica do descartável talvez seja interessante e econômica, mas com pessoas isso é bem diferente, “pessoas não são descartáveis”. A nossa máquina funciona diferente, ela é estimulada pelo reconhecimento, pelo  amor, carinho e cuidado que recebemos. O ser humano tem valor intrínseco, e esse valor vem de Deus. Existem na pessoa humana sentimentos, e sentimento desculpe,  não descartáveis.
Como é difícil para uma pessoa ser tratada como um descartável, mas o incrível é que cresce cada vez mais esse tipo de pratica, o relacionamento humano fica cada vez mais vazio.

Os mais velhos sentem de perto isso, às vezes dedicou-se a vida inteira na construção de uma família, e quando já as forças se estão indo, a família os trata como descartáveis, colocam-no em uma casa geriátrica e sequer  vão visitá-los; ou, os mantém em casa, sem trata-los com o devido respeito. “Pessoas não são descartáveis”.
Se você já  foi tratado como descartável, sabe bem o que estou falando, quando acaba o uso não há mais interesse, joga-se fora.

Quantas  vivem amargurados, pois se sentiram  usados e jogados fora. Quantas feridas estão abertas, quantos deixaram de sorrir! Essa mensagem tem por finalidade alertar você: cuidado no trato com as pessoas! pois toda pessoa é relevante e tem importância para Deus. Conta-se na revista ‘Church Herald’ que "Muretus, um cristão erudito do século 16, ficou doente durante uma viagem. Os médicos que foram chamados para o tratar não o conheciam. Ele parecia um indivíduo tão normal que eles disseram: 'Façamos uma experiência com ele, pois parece um indivíduo sem importância'. Moretus ouviu por acaso este comentário, e logo fez ver aos médicos: 'Não desvalorizem o valor de um homem por quem Cristo morreu'."      

Para que você não cometa erros de pensar que os outros são descartáveis, lembre-se, que cada pessoa que cruza seu caminho tem importância para Deus. Você conhece a história do cego de jerico, quando ninguém lhe dava importância, Jesus parou para atende-lo. Como precisamos estar atento para o nosso semelhante, quanto precisamos estar sensível as suas necessidades.

Lembre-se  toda pessoa é importante para Deus, e se Cristo morreu por todos, logo, “Pessoas Não são descartáveis”.

Pastor Jorge Luiz César Figueiredo
(clique no título para ler a publicação original)

2 comentários:

  1. Elaine!
    Gostei muito do seu blog, da sua introdução e da postagem!
    Esse texto realmente merece ser divulgado!
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    Beijosss

    www.noivabh.blogspot.com
    www.deustemumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É amiga... realmente eu penso muito e já passei por isso...
    Infelizmente a 'vida' é assim, mas o tempo nos aprendemos a lidar/conviver com isso!!! :/
    Mas o importante é fazer o que se gosta, sente no coração... e qm errar/magoar/decepcionar irá se arrepender no 'futuro', pode ter certeza!!!!
    Complicado mesmo essa 'nossa vida', né??
    Adorei o post..
    Fica com DEUS!!
    Bjs
    te amooooo...
    saudades ENORMES

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...