quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saiba como evitar 10 erros comuns na culinária

Sim, continuarei falando dos meus queridos fornecedores, mas hoje resolvi mudar um pouco de assunto e dividir uma dicas sobre cozinha.
Algumas são simples (pelo menos eu já sabia, e se eu sei... é fácil - hehehe), mas outras são bem uteis.
Vale a pena conferir. Matéria de Patricia Zwipp / Especial para Terra:

Já colocou muito óleo no cozimento do arroz? Salgou muito a salada? Recheou bolo com abacaxi fresco e ficou amargo? Deixou o bife ressecado? Esses são só alguns dos erros comuns que as pessoas cometem ao se aventurar na cozinha.
Para evitar que os pratos fiquem com sabor alterado, basta seguir dicas simples e práticas. O Terra
conversou com a chef e consultora gastronômica Ana Maria Ruiz Tomazoni, que listou dez equívocos rotineiros e ensinou como driblá-los. Clique na aba de fotos e confira as explicações. O paladar agradece!

1-Colocar muito óleo no cozimento do arroz
A dica para evitar a situação é cozinhar água junto com algumas folhas de alface por cima, que absorverão o excesso de óleo. Depois, basta retirá-las.

2-Colocar abacaxi fresco (cru) no recheio de bolo e pavê
Para evitar o sabor amargo relacionado ao erro, sempre que utilizar o abacaxi fresco para rechear, ferva-o por cinco minutos antes de incluí-lo à receita.

3-Jogar fora a água em que o feijão ficou de molho
Isso leva à perda de nutrientes. Para preparar 1 kg de feijão, deixe os grãos de molho em água fervente por 30 minutos. Quando começar a soltar o vapor, deixe mais dez minutos e desligue o fogo. Não abra a panela por 20 minutos.

4-Cozer ou refogar hortaliças de uma vez
Para evitar que as hortaliças (por exemplo, couve e escarola) se encham de água, faça o refogado e coloque as folhas picadas aos poucos. Passe-as pelo tempero apenas para aquecer e deixe-as no canto da frigideira e, então, acrescente mais um pouco, passe pela frigideira rapidamente e junte com o restante. Ao terminar, solte-as bem com auxilio de um garfo. Coloque sal, pimenta e um fio de azeite.

5-Bolo pesado e embatumado
Ao preparar a massa do bolo, peneire os ingredientes secos. Bata as claras em neve, incorporando-as no fim da massa já pronta. Unte a forma apenas com manteiga ou margarina.

6-Salgar muito a salada
Não coloque sal direto para temperar a salada com folhas. A grande dica é emulsificar com três colheres de sopa de suco de limão, seis colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de café de sal ou a gosto. Bata essa mistura por dois minutos com o auxílio de dois garfos (fica cremosa). Pronto, basta temperar a salada.

7-Queimar chocolate ao derreter
O grande segredo para evitar o erro é ter paciência. Pique o chocolate e coloque em um recipiente. Aqueça a água até começar a levantar fervura. Coloque o recipiente com o chocolate dentro do com a água quente. Com o fogo desligado, mexa até derreter bem o chocolate.

8-Bifes ressecados
Se os bifes começarem a grudar na frigideira, coloque alguns pingos de água filtrada e vire o alimento até ficar no ponto desejado.

9-Salgadinhos ou oleaginosas (castanha-de-caju, castanhas, amendoim) amolecidos
Em um prato, espalhe bem os alimentos. Coloque no micro-ondas por um minuto, em potência alta. Mexa e deixe mais um minuto. Dependendo da quantidade, dois a três minutos serão suficientes. Espere esfriar e as iguarias voltam a ser crocantes.

10-Servir amêndoas com casca
Para tirar a casca das amêndoas, coloque-as em água fervente por dois minutos. Elas soltarão rapidamente a casca. Para ficar crocante, aqueça-as de um em um minuto no microondas.

Gostaram???

4 comentários:

  1. Eita,amorzinho..achei muito bacana as dicas..
    Principalmente a do bife..hehe!!
    Te amo meu anjinho lindo!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Amorzinho, gostei muito das dicas.. Principalmente sobre o bife..hehe!!
    Te amo meu anjinho lindo!!
    Beijosssssssss

    Do seu amodinho

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Tô aprendendo a cozinhar e essas dicas são sempre muuuito úteis!!! bjo.

    ResponderExcluir
  4. hihihi...eu tava bem precisando de umas dessas diquinhas... adorei!
    =)
    mari

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...