sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicas para limpar eletrodomésticos

Esta semana foi complicada de tempo, de serviço... então apareci bem menor por aqui.
Hoje também não iria postar, mas recebi um e-mail da Clube do Lar com dicas interessantes para limpeza de eletrodomésticos (ainda mais os novinhos em folha), então resolvi dividir por aqui.
Confira!
A vida útil dos eletrodomésticos depende, em muito, da maneira como os limpamos e conservamos. Por falta de informação (ou até por achar que a limpeza pode ser igual para todos eles), acabamos arranhando o acabamento das peças e, em casos extremos, até colocando-os em risco de curto-circuito.
Este post é justamente para eliminar as dúvidas – junto com a sujeira!
A limpeza correta dos eletros é importante não apenas para a conservação dos mesmos, mas também para evitar a contaminação de alimentos.
O QUE VALE PARA TODOS OS ELETROS:
- Antes de lavar, certifique-se de que não estão ligados à tomada
- Evite água no motor, pois isso pode causar danos irreparáveis e provocar curto-circuito
- Guarde-os sempre secos – e os que possuem partes como copos, de preferência, destampados
- Mesmo estando limpos e guardados, é recomendado uma vez por mês fazer uma faxina geral nos eletrodomésticos, lavando-os novamente.
COMO LIMPAR A BATEDEIRA:
- Apenas as partes móveis da batedeira podem ser levadas à água – portanto desmonte-as e use detergente e água morna para lavar. A água morna é um forte aliado, especialmente se você fez um creme muito gorduroso ou alguma outra receita com bastante óleo e manteiga.
- O corpo da batedeira (onde está o motor) não pode ser lavado. Para limpá-lo, passe um pano umedecido apenas com água diversas vezes, até que ele saia bem limpo. Depois passe um pano com detergente neutro e em seguida um pano limpo para secar bem. E não se esqueça daqueles cantinhos, botões e ranhuras onde se pode acumular sujeira: utilze uma escovinha ou palito para limpá-los.
COMO LIMPAR O LIQUIDIFICADOR:
-  Sempre desmonte o copo do corpo do liquidificador e dê especial atenção à rosca e aos pequenos vãos que podem existir em seu modelo, pois são neles que se acumulam restos de comida, que estragam e acabam contaminando suas próximas receitas. Uma escova de dentes (sem uso!!) ajuda na limpeza desses cantinhos e lugares escondidos.
- Para o corpo do liquidificador, valem as mesmas dicas da batedeira.
- Na limpeza mensal (independente do uso), use água morna e limão para limpar. Coloque a mistura em metade do copo e bata por alguns segundos – esse truque é especialmente eficiente para eliminar os odores e resíduos que podem ter passado “batido”.
COMO LIMPAR O ESPREMEDOR DE LARANJA:
-  Com o tempo, algumas partes dos espremedores podem começar a ficar amareladas. Isso se deve à própria ação dos ácidos encontrados em frutas como limão e laranja. Para deixar os componentes do espremedor sempre claros, coloque as partes que entram em contato com a fruta numa solução de bicarbonato de sódio e água – 1 porção de bicarbonato para cada 4 de água. Deixe por algumas horas. Quando notar a diferença de cor, retire e enxágue, secando bem antes de guardar. Se já estiver bem amarelado, experimente fazer a solução com água morna, mantendo a proporção (mas ainda assim, talvez a cor não volte ao original totalmente).
COMO LIMPAR A CAFETEIRA:
- Já reparou que, com o uso, a jarra da cafeteira vai ficando escurecida? Muita gente acha que isso é natural, mas não é. Esse escurecimento acontece porque só a água e o detergente não são suficientes para eliminar todos os resíduos do óleo do café que impregnam nessas partes. Pelo menos uma vez por mês, faça uma mistura de 1 parte de vinagre para 2 de água (ou 1 parte de bicarbonato de sódio para 4 partes de água morna). Coloque um filtro de papel na cafeteira e ponha a mistura de vinagre ou a de bicarbonato no recipiente para água. Ligue a cafeteira e deixe-a funcionar como se estivesse fazendo café, até a mistura toda passar para o filtro de papel. Jogue o filtro de papel e a água fora. Desligue e deixe a cafeteira esfriar por cerca de 15 minutos. Enxágue todas as partes que passaram por esse processo e repita a operação com água pura.
- Na hora de preparar o café, no dia-a-dia, nunca use a jarra da cafeteira para colocar água no recipiente plástico. Essa jarra geralmente guarda óleos dos últimos cafés, que acabam, dessa forma, sendo transferidos pro recipiente de água. Procure ter uma jarra exclusiva só para adicionar água limpa. Além de conservar a cafeteira mais limpa, isso influencia no sabor do café. E, acredite, nem sempre a diferença é sutil.
COMO LIMPAR A SANDUICHEIRA:
-  Nunca use objetos cortantes ou afiados para raspar o queijo que fica grudado na sanduicheira – isso estraga o antiaderente da sanduicheira. Umedeça os restos de alimento que estão na peça, espere amolecer, e com uma esponja macia vá retirando a sujeira. Depois seque com um pano macio. Muita gente deixa a sanduicheira ligada, achando que o calor vai acelerar o processo, mas nunca faça isso. Para limpar os eletrodomésticos, só se estiverem desligados da tomada.
COMO LIMPAR A TORRADEIRA:
-  As migalhas de pão são as grandes vilãs na limpeza e conservação de torrdeiras. Depois de usar sua torradeira, já desligada e fria, vire-a e bata no fundo para tirar as migalhas de pão.
- Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque.
- Dica de manutenção: cubra a entrada da torradeira com um filme plástico enquanto ela não estiver em uso (e, claro, só quando ela não estiver quente). Isso evita a entrada de pó, resíduos e bichinhos. Ao usar a torradeira, coloque fatias de pão puro, sem adição de qualquer cobertura como manteiga ou requeijão.
COMO LIMPAR A CENTRÍFUGA E O JUICER:
-  Assim como o espremedor de laranja (e pelos mesmos motivos), as partes plásticas e acrílicas da centrífuga adquirem um tom amarelado com o passar do tempo e conforme o uso. Para mantê-las claras e limpas, use bicarbonato de sódio e água, na proporção de 1 para 4, e deixe de molho por algumas horas.
- Os componentes de inox devem ser lavados com água e detergente. Após a lavagem, coloque-os num recipiente com água e limão, que elimina os resíduos e recupera o brilho. Para cada xícara de água, use ¼ de suco de limão. Seque bem antes de guardar.

Um comentário:

  1. Adoreii as dicas, principalmente da cafeteira..
    eu achava absolutamente normal o escurecimento da jarra..
    Agora aprendi a lição!!

    Adoreiii Nanny..
    Seu blog tem dicas preciosas!!

    vc arrasa!!!

    bjs :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...