quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

[dicas] como retirar manchas

Eu estava louca com uma toalha branca, bem branquinha mesmo, sem detalhe nenhum.
Consegui.
Minha mãe comprou o tecido e fez sob medida.
Explico: minha mesa tem medidas menores que as convencionais, então é difícil encontrar toalhas prontas, ou melhor, nunca encontrei, então mamãe sempre faz pra mim.
Mas, na primeira vez que usei, já manchou.
Então usei de algumas técnicas antigas e tirei as manchas. Ufa!!!
E agora achei algumas dicas pra tirar manchas de diversas coisas, vou guardar com carinho, pois é sempre muito válido.


Vamos a elas.

1 - Manchas de cerveja podem ser facilmente removidas com uma solução de sabão bem diluída com um pouco de amônia. Em seguida, lave com água pura.

2 - Manchas de sangue em roupas devem ser lavadas imediatamente com água fria – jamais com água quente, pois as proteínas se espalham ainda mais e grudam nas fibras do tecido. Para remover manchas mais difíceis, deixe a roupa de molho em água fria com sal. No caso de manchas já secas, o mesmo procedimento pode ser seguido, adicionando-se porém sabão neutro, água com sal ou água sanitária, se o tecido for branco. Materiais mais delicados respondem bem a uma mistura de água com fécula de batata ou amido: espalhe a pasta sobre a mancha, deixe agir, remova o grosso e lave bem com água pura.

3 - Manchas de queimado em tecidos laváveis podem ser limpas com água fria. Em seguida, salpique-as com sal e deixe secar no sol. Se não funcionar, deixe o tecido de molho em uma solução de bórax (use luvas), esfregue a mancha com cuidado e lave bem. Tecidos delicados com manchas de queimado devem ser tratados cuidadosamente com vinagre diluído.

4 - Para remover manchas de gordura, polvilhe-as imediatamente com amido de milho, pois ele absorve a gordura. Depois basta escovar o tecido e remover o amido. Dependendo do material, você pode também remover as manchas de gordura esfregando o tecido com água quente. Acrescente um pouco de detergente de roupas para que a gordura se dissolva. Manchas de gordura antigas podem sair com o uso de uma solução de água sanitária quente  (apenas no caso de tecidos brancos). Caso o tecido seja mais delicado, ponha um papel que absorva gordura sobre a mancha e passe o outro lado do tecido a ferro: cubra os dois lados do tecido com papel toalha e passe à temperatura adequada. Para melhor tirar manchas em tecidos de algodão, lave-os com água mineral e esfregue a mancha com uma toalha felpuda.

5 - Manchas frescas de grama podem sair esfregando sabão neutro. Experimente também amônia ou um pouco de álcool, mas a delicadeza do tecido deve ser testada antes em alguma parte pouco visível. Em alguns casos também ajuda colocar a metade de uma batata sobre a mancha, pois o amido a absorve. Em seguida, ponha a roupa na máquina de lavar, como de costume. Passe uma mistura de clara de ovo e glicerina (1 para 1) sobre manchas de grama mais antigas em roupas brancas. Lave em seguida.

6 - Manchas de café na toalha de mesa ou em roupas podem sair se forem lavadas imediatamente em água fria salgada. No caso de manchas antigas, passe glicerina sobre elas e lave em seguida. Tapetes e estofados não devem ser lavados.

7 - Manchas secas de chocolate podem ser removidas com leite morno. Lave depois com sabão em pó com enzimas.

8 - É fácil retirar manchas de chiclete de roupas: ponha a roupa no congelador ou freezer envolvida em um plástico. O chiclete congelado sairá facilmente da roupa.

9 - Manchas de cola devem ser removidas imediatamente. Como os produtos removedores costumam ser muito agressivos – sobretudo em fibras sintéticas –, recomenda-se fazer um teste em áreas não visíveis do tecido. Manchas claras de cola reagem bem a água-de-colônia ou removedor de esmalte sem óleo.

10 - Manchas de leite podem ser lavadas com água fria e em seguida com o resto das roupas na máquina. No caso de tecidos não laváveis, passe água fria, em seguida amônia e por último dê umas batidinhas com água morna.

11 - Manchas de frutas podem ser removidas mais facilmente quando ainda frescas. Estique a roupa manchada sobre uma bacia e despeje vagarosamente água fervente por cima. Como alternativa, você pode pôr a roupa manchada de molho em leite desnatado e lavar em seguida como de costume. Esse tipo de mancha também pode ser removido com algumas gotas de suco de limão. Deixe agir por 30 minutos e lave. Se não funcionar, experimente com uma solução de sal amoníaco (2 colheres [sopa] de amônia em 1 litro de água) ou de glicerina (mesma proporção de água e glicerina). O sal amoníaco pode ser encontrado em farmácias, casas de produtos para panificação e culinária e alguns supermercados.

12 - No caso de manchas de vinho tinto antigas, use suco de limão, solução de sal amoníaco ou glicerina e lave.

13 - Manchas de suor saem com vinagre e água (2 colheres [sopa] de vinagre em 3 colheres [sopa] de água) ou com uma solução de sal amoníaco.

14 - No caso de manchas de chá, lave a roupa imediatamente com água morna. Em seguida, ponha-a de molho em uma solução de água sanitária (se o tecido for branco) ou trate com bórax. Se assim preferir, estique a área manchada sobre uma bacia, salpique um pouco de bórax e despeje água quente por cima.

15 - Manchas de cera podem ser primeiramente raspadas. Em seguida, ponha uma folha de papel-toalha em ambos os lados da mancha e passe a ferro até que ele absorva o resto da mancha. Se necessário, troque as folhas de papel. Caso a cera seja colorida, passe álcool no fim.

16 - Manchas de tinta de caneta na maioria das vezes podem ser removidas de estofados com leite.


7 comentários:

  1. Olha que coincidência...
    Hoje pela manhã eu estava assistindo TV e estavam dando essas dicas também... hahaha
    Bom que agora, quando precisar é só passar por aqui... ;)

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Uauuu..

    Amei as dicas, to com um panô lindo q amo sujo de vinho, e não sei mais o q fazer pra tirar a macha.. tô morrendo de medo de jogar qualquer produto e estragá-lo..

    Adoreii!!


    Beijoquinhas :*

    Boa 5ª Feira ")

    ResponderExcluir
  3. Eliane

    adorei suas dicas
    sua visita
    e seu vestido de noiva

    linda d+

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Amo essas dicas,e anoto todas, sempre precisamos não é mesmo?Ótimo final de semana e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. que dicas boas mesmo!

    http://beginswitham.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Noossaaa, dicas super importantes!!!
    Vou guardá-las!

    Bjos!
    http://izabelarodrigues.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...