sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Combinações para carnes vermelhas

O momento de montar um cardápio para receber pessoas em nossa casa e até mesmo para o dia a dia não é nada fácil.
Eu mesma, quando não faço prato único, fico a mil pensando em não fazer coisa demais (para que não fiquem sobras intermináveis) e coisas "nada a ver" uma com a outra.
Cá estou eu nos meus passeios na net e conheci o blog/site Dedo de Moça de nove pessoas apaixonadas pelo mundo gourmet que prestam vários tipos de serviços voltados à culinária e lá encontrei esse post sobre combinações para carnes vermelhas. Curti muito.

"Para começar, precisamos saber o que são refeições balanceadas. Temos que comer um pouco de tudo: proteínas, carboidratos e vitaminas. Ou seja, não dá para montar um cardápio com arroz, batata e farofa na mesma refeição, se quisermos ter um prato balanceado.
Aqui seguem algumas dicas para combinações com carne. Bom apetite!

Molhos
Tomate, pesto, molho de carne e derivados (com vinho tinto, madeira, porto ou marsala ou ervas), mostarda, funghi, au poivre, etc.

Acompanhamentos carboidratos (escolha 1)
Arroz (Branco, integral ou 7 grãos): Com ervas; com uva passa; com amêndoas; com legumes; estilo oriental com ovos, legumes e shoyu.

Tubérculos (Batata, mandioquinha, aipim, cará e outros): Pode ser em purê, gratinados no forno, na manteiga, com ervas e ao forno.

Polenta: Pode ser com molho, frita e mole.

Macarrão: Puxado no molho da carne, com molho de queijo, tomate ou pesto, ou ainda na manteiga com ervas ou legumes.

Farofas: De cenoura, de ovos, biro-biro, de cebola, de alho, de banana, com farinha de mandioca (flocada ou não), com farinha de pão ou farinha de milho.

Foto: Carol Milano

Acompanhamentos legumes e verduras (escolha de 1 a 2)
Cremes (milho, espinafre), legumes no vapor com azeite, legumes gratinados ao forno (couve-flor ou brócolis gratinado com bechamel e queijo), purê de legumes (de cenoura, de abobrinha com manjericão, de abóbora, oude banana), legumes assados, grelhados (berinjela, abobrinha, tomate, cebola e cenoura grelhadas) e saladas variadas.

Acompanhamentos grãos
Feijão (preto, marrom, branco e fradinho), lentilha, trigo, cevadinha, grão de bico e sojinha. Os grãos podem ser quentes ou frios, em saladas.

Acompanhamentos ovos
Suflê (de legumes, cenoura, espinafre com queijo, queijo ou abobrinha), quiches (alho-poró, cebola roxa, espinafre, legumes em geral, milho, queijo de cabra e cebola, queijo brie e aspargos, cogumelos e queijos variados).

Ervas e especiarias que combinam com carne
Alecrim, salsinha, cebolinha, hortelã, louro, manjericão, tomilho, sálvia, orégano, gengibre, gergelim, mostarda, noz-moscada, páprica, pimenta e zimbro.

Métodos de cozimento para as carnes
- Empanado (filé ou contra-filé): Bife à milanesa, à parmegiana e polpetone.

- Assado (fraldinha, maminha, picanha e carne moída): Na churrasqueira, ao forno, quibe de forno, escondidinho e rocambole de carne.

- Ensopado, cozido ou recheado (músculo, maminha, fraldinha e lagarto): Lagarto recheado e carnes de panela.

- Grelhado e selado (filé, contra-filé e carne moída): Medalhão de filé, hambúrguer ou rosbife.

- Refogado (carne moída): Recheios para tortas, panquecas, refogada com legumes, com azeitonas ou para molho bolonhesa.

- Cru (filé mignon, patinho e capa de filé): Quibe cru e steak tartare.

Lembrem-se que vocês podem incluir queijos (proteína) na salada, grãos e carboidratos (croutons). E que a quiche com legumes e queijo exige apenas uma saladinha para acompanhar!
Claro que tudo isso é simplesmente uma orientação e temos que ter bom senso na hora das refeições. Mas, de vez em quando, ninguém está livre de comer arroz, com batata palha e farofa no churrasco! Ceder a gula (esporadicamente) faz bem a alma. Afinal de contas, não comemos só para sobreviver: temos que nos alimentar com muito prazer!"

3 comentários:

  1. Ainn Nanny, vc e seus achados poderosos...
    Sempre arrasandoo com suas dicas precisosass..

    Adoreii!!!!

    E o texto do post anterior é poderosooo e perfeito!!! Ameii!!!

    Beijoquinhas :*

    ResponderExcluir
  2. Ahh!! tem selinho no blog pra vc tá?

    Beijocas :*

    ResponderExcluir
  3. Amorzinho, adoro seus textos.. todos muito úteis para ajudar as pessoas que tem a vida tão corrida.. e você sempre dando uma contribuição valiosa.

    Gostei tantão desse porque fala de um tema que eu gosto muito..hehe!!

    Te amo lindeza minha!!

    Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...