quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os azulejos... ai ai

O post de hoje é meio de auto-ajuda.
Quando estávamos procurando ap eu sempre olhava as fotos e dizia: - nesse eu nem vou, olha só o azulejo do banheiro (ou cozinha), imagino o resto.
Acho que o trauma começou quando minha família mudou para onde meus pais e minha irmã moram agora. 
No princípio fomos para o primeiro andar (de aluguel) e tínhamos: azulejo rosinha ou algo parecido no banheiro social com as louças azuis - inclusive banheira, e louças cor-de-rosa na suíte. O da cozinha nem me lembro, acho que o susto fez com que qualquer imagem fosse apagada da minha memória.
Isso está até bom, pois parece que um dos banheiros de outro apartamento (sim, cada um tem uma cor diferente) tinha louças laranjas, outro paredes pretas com louças rosa. Horror total.
Depois meus pais compraram um ap no terceiro andar, nesse o susto foi maior, mal entrei lá até que tirassem tirado todo vestígio das coisas horrorozas que povoavam aqueles banheiros (até que com a cozinha era possível sobreviver, pelo menos era algo de cor neutra, um bege, sei lá).
Então chegou a minha vez e do amor e lá fomos nós olhar mil e uma coisas.
Quando decidimos por nossa atual casinha fiquei só meio satisfeita, mas como as cores dos azulejos e pisos são bem neutras resolvi encarar com o propósito de trocá-los (em algum momento).
Bem... falei isso tudo pra postar mais uma coisinha que achei bem interessante e, quem sabe, coloco algo em prática ;)

Se os azulejos são velhos e quebrados, suas juntas estão amareladas ou o desenho no estilo anos 70 entristece o banheiro, você não precisa trocá-los logo:

1 - Muitas vezes, limpá-los bem já ajuda. Manchas persistentes são removidas com água e amônia ou álcool. Para manchas de calcário, use vinagre. Azulejos velhos adquirem um brilho novo se forem untados com óleo de linhaça. (só falta tentar o óleo de linhaça)
2 - Recupere azulejos com pequenas rachaduras utilizando tinta da mesma cor. Misture uma pequena quantidade da tinta com cimento branco e passe uma fina camada sobre o azulejo, de forma que as rachaduras sejam totalmente preenchidas com a massa.
3 - Para dar um aspecto renovado a certas áreas azulejadas, pinte as juntas com tinta especial (disponível no mercado). A cor da tinta deve ser compatível com o resto do ambiente. Não é apropriado usar tinta em juntas de azulejos opacos, pois cria um grande contraste, e em massa à prova d’água.
4 - Os azulejos vitrificados que podem ser colados são práticos, pois aumentam o aposento. Eles também são a solução se não acharmos uma reposição para os velhos no mercado.
5 - Se quiser reformar todos os azulejos do banheiro, você pode cobri-los com laminado de PVC ou pintá-los com tintas especiais. Se a casa ou o apartamento for alugado, converse com o locador primeiro.
6 - Se não houver salvação para os azulejos, você pode colocar novos azulejos sobre eles. Assim, economiza tempo e dinheiro.
(Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular – Reader’s Digest - in Yahoo)

2 comentários:

  1. A Manu do noivando casando amando colocou uns lindos na casa dela.
    Eu gosto de tons neutros. Agora algo q odeio são aquelas pastilhas de vidro. É a famosa bonitinha, mas ordinária. O trem é ó p limpar. E acumula muuuuuuuuiiiiitttooo lodo e a menos q vc não se importe nem um pouco de esfregar uma a uma com uma escovinha velha...diariamente... Agora imagina um banheiro todo empastilhadoooo....... o meu. Se o ap fosse meu, era definitivamente a primeira coisa q mudaria e coloca um azulejo beeemmm grandãoooo
    rsrsrs
    traumatizei tbm rsrsrs
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Dicas preciosas mesmo, amorzinho.. você é linda, sempre ajudando as noivinhas, casadinhas e todo mundo em geral..

    Te amo!!

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...