quinta-feira, 24 de maio de 2012

viagem :: Buenos Aires :: dia 1

Nada de acordar cedo depois de dormir às 3 da matina, né!??!
Um pouco de preguicinha, um bom banho matinal e hora de ir ao mercado comprar os mantimentos pro café da manhã que ficou incrível (porém sem fotos).
Uma padaria bem embaixo do prédio onde estamos me deu o prazer de lembrar do gostinho do pão "francês" da França (que é bem diferente do que existe no Brasil com esse nome). Uma pena que não vamos comer todos os dias, pois o preço é bem salgadinho.
E depois... hora de começar o passeio.

Andando por San Telmo, a primeira parada foi a Casa Mínima.
Uma casinha de 2 metros de largura por 8 metros de altura que foi doada aos escravos libertos dos donos da casa ao lado em 1813.
Fica na Pasaje Lorenzo 380 (esquina com Defensa)


Ainda na mesma passagem, vimos esse muro pintado com as boas vindas ao bairro.
Como esse existem mais alguns muros pintados em San Telmo e achamos bem bacana. As pinturas tem sempre ligação com Buenos Aires e muitas vezes com o tango.


Dali fomos ao lugar que eu queria muito ir: um banquinho com a estátua da Mafalda.
Sou apaixonada por essa menininha criada por Quino e sempre digo que ela se parece muito comigo quando eu era criança, primeiro pelos cabelinhos e depois pelas ideias (claro que muitas delas eu não tinha aos seis anos, mas um pouquinho mais velha).
O banquinho fica na Calle Defensa com Calle Chile, ao lado de onde o Quino mora.

os elefantinhos também foram conhecer a Mafalda
o marido acabou por gostar muito dela
As ruas de pedra de San Telmo me remeteram a um passado muito bacana, ficava observando tudo que estava ainda mais bacana com as árvores com as folhas amareladas do outono (que eu acho lindo).


A pé mesmo seguimos para a Plaza de Mayo.
Não tem como ir a Buenos Aires sem conhecer a sede do governo do país, e está aí a famosa Casa Rosada.


Bem na frente da Casa Rosada está um monumento ao General Belgrano a quem é atribuído o desenho da bandeira da Argentina.


Mais à frente a Piráme de Mayo, dedicada aos revolucionários de 1810.
Estivemos lá no dia 24, um dia antes da festa do 25 de maio, dia que naquele 1810 marcou o início do processo de independência do país.


O local marca muito o sentimento patriotista dos argentinos, além dos já famosos protestos que sempre acontecem na praça, vendedores ambulantes tem várias coisas para as pessoas usarem e se sentirem mais argentinas. São vendidos pins, flâmulas, bandeiras, pulseiras... até pequenos pedaços de fita com um alfinete comum para ser colocado na roupa.


La Catedral Metropolitana é uma linda experiência, seu piso é todo formado por mosaicos, seus altares prendem muito a atenção de todos.
A igreja tem estilo neoclássico, com um altar central estilo rococó e foi consagrada catedral em 1836.
Ali se encontra, ainda, o mausoléu de San Martín, o general libertador da Argentina.
:: fiz algumas fotos internas que depois vou postar ;)

vista da catedral da Plaza de Mayo
Na primeira visita ao metrô, na volta para o apartamento, estávamos na estação Independência e encontramos um lindo painel.
Já sabíamos que existem vários painéis nas estações em Buenos Aires, mas depois descobrimos que este faz parte da "SubteVive", um programa cultural. O painel é a obra "Saliendo" de Antonio Seguí.


De volta a San Telmo já estávamos com fome, pois já se passava de duas e meia da tarde.
Conseguimos sacar pesos no banco Itaú (nossa salvação, pois não havíamos "cambiado" os reais ainda) e fomos a já indicada El Desnivel, que é uma parrilla simples (com bom preço), com um delicioso bife de chorizo acompanhado de fritas bem temperadinhas.
O garçom foi muito bacana e nos indicou uma carne que dava pra ser dividida para nós dois, foi a quantidade certa para a nossa fome.
A El Desnivel fica na Calle Defensa 855 (entre Estados Unidos e Carlos Calvo)


Logo depois do almoço fizemos uma caminhada até a disqueria Eureka Records.
O marido é louco por discos de vinil e ficou um tempão por lá olhando vários títulos.
A decoração da loja é muito bacana e só por isso já dá vontade de ficar um tempão por ali olhando e fotografando tudo (ainda bem que o moço deu permissão para muitas fotos kkkk).
A Eureka fica na Calle Defensa 1281 (entre Av Juan de Garay e Cochabamba)

o marido igual criança em meio a tantos discos de vinil
vários títulos de Carlos Gardel, ícone do tango argentino
Não usei flash nessas fotos... o brilho é da decoração mesmo.
Andamos bastante, mas estávamos bem cansados da viagem ainda. Então foi hora de ir pro apartamento, mas antes passamos em um locutório, lugar onde se faz ligações, pois a mamãe já estava preocupada no Brasil.

3 comentários:

  1. adorando as fotos e doida pra saber detalhes pro meu manual... rsrsrs

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Amei todas as fotos...

    Adoreiiii tudoo..

    Amiga, encontrou a Mafalda? rsrs
    td linda.!

    Beijocas :*
    Boa Semaninha ")

    ResponderExcluir
  3. Amorzinho lindo, já estou com saudade de nossas caminhadas na Calle Defensa..e todos os outros passeios incríveis que fizemos. Adoro sempre quando estamos juntos..as lojinhas de coisas popurinhas, as lojas de vinis, e nossos lanches e jantares..e, claro, nossas visitas aos pontos turísticos, principalmente a Mapalda.. :)

    Te amo Lindinha..o blog está sensacional!!

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...